fbpx

Dia Mundial dos Rios comemorado no domingo pela ASPEA em Benavente

Em Ambiente

No domingo, 3 de outubro, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) com o apoio da Câmara Municipal de Benavente, irá celebrar o Dia Mundial dos Rios com um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, junto do Rio Sorraia, em Benavente.

A escolha do local prendeu-se com o facto de este ser um curso de água onde a problemática das Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas (EEI) é evidente e sobre a qual o município tem trabalhado, no sentido de mitigar os impactes negativos destas espécies.

O Dia Mundial dos Rios (World Rivers Days), que é assinalado mundialmente no último domingo de setembro, é celebrado pela ASPEA em outubro, devido às eleições autárquicas e sobrepondo-se com o fim da campanha “Rios em Movimento”, ação desenvolvida pela ASPEA.

Esta efeméride visa destacar os valores dos rios, aumentar a consciência pública e melhorar a gestão dos rios em todo o mundo. Neste sentido, a ASPEA propõe um conjunto de atividades junto ao rio, por forma a proporcionar bons momentos e aproximar o público destes locais.

Em parceria com a Câmara Municipal de Benavente, a associação desafia os participantes a aprender mais sobre os projetos ligados aos ecossistemas ribeirinhos, a andar de canoa, a fazer um passeio de barco com observação de aves e a participar num workshop dedicado a esta temática.

Segundo Rita Silva, a coordenadora da ação, “apenas cuidamos aquilo que amamos e a missão aqui é que as pessoas se apaixonem por estes locais, que reconheçam a sua importância e, assim, sintam necessidade de os proteger e manter saudáveis.”

O projeto LIFE INVASAQUA, no qual está integrada a celebração deste dia e que tem como tema as “Espécies exóticas invasoras de água doce e sistemas estuarinos: sensibilização e prevenção na Península Ibérica”, tem como principal objetivo alertar a socie- dade civil e diferentes grupos chave para a problemática das espécies exóticas invasoras em ecossistemas aquáticos na Península Ibérica, através de parcerias com diferentes entidades de Portugal e Espanha, desde universidades até agências de comunicação.

A participação nas atividades é gratuita, mas está limitada.

A ASPEA

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA), fundada em 1990, que conta já com 30 anos de experiência na sensibilização ambiental, formação e capacitação, consultoria e desenvolvimento de projetos e programas de educação ambiental em diversas temáti- cas do ambiente e sustentabilidade, para um vasto leque de atores e públicos, nas formas de ação educativa formal, não-formal e informal.

A ASPEA tem a sua sede em Lisboa e núcleos em Aveiro, Braga, Bragança, Viseu e Açores.

A associação coordena e participa em projetos Nacionais financiados pelo Fundo Ambiental e autarquias, e outros internacionais no âmbito de programas financiados pelo ERASMUS+, LIFE, EEA Grants e Fundo Especial da CPLP.

Coordena ações de formação acreditadas para professores e para a população em geral, organiza Conferências Nacionais (Jornadas Pedagógicas de Educação Ambien- tal, Jornadas de Art’Ambiente, etc.) e internacionais como o Congresso Lusófono de Educação Ambiental, e é membro afiliado das seguintes redes internacionais: Rede Lusófona de Educação Ambiental, Ponto Focal Carta da Terra, Fundação Caretakers of the Environment e Rede Let’s take care of the Planet.

Coordena o grupo da Agência Jovem de Notícias em Portugal e, desde 2017, realiza um programa de voluntariado ambiental mensal para o público em geral e ações de RSC para empresas.

A ASPEA representa a CPADA no acompanhamento da Estratégia Nacional de Edu- cação para o Desenvolvimento, bem como faz parte do grupo de Observadores Consul- tivos da CPLP.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ambiente

Ir para Início