Exposição evocativa de António Augusto Antunes Júnior na Escola Superior Agrária de Santarém

Em Educação

O Serviço de Documentação da Escola Superior Agrária de Santarém do Politécnico de Santarém tem patente desde o dia 24 de setembro na biblioteca da Escola uma exposição evocativa de António Augusto Júnior, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano sob o lema “Património Inclusivo e Diversificado”. A exposição irá estar patente até ao próximo dia 15 de Outubro.

António Augusto Antunes Júnior, que nasceu em Santarém em 1890, falecendo em 1960, foi um Engenheiro Agrónomo, Enólogo, Membro do Conselho Superior de Viticultura e da Comissão Permanente International de Viticultura e Enologia, Laureado pelo Office International du Vin e Comendador de Mérito Agrícola.

Foi professor na Escola Técnica Secundária de Agricultura de Santarém, antecessora da ESAS entre 1920 e 1924, tendo ganho relevância na região após a conclusão de um curso de Enologia que frequentou em França, Montepellier, prestando serviço de Enólogo em diversas casas agrícolas da região. Realizou muitos trabalhos de índole científico, que se tornaram a as bases para a modernização da agricultura e da produção do vinho na região centro do país.

A inauguração da exposição decorreu a 28 de Setembro e contou com a presença dos familiares do homenageado. Fernando Manuel Antunes Durão, Catarina Avillez Durão Coelho dos Reis e o filho desta, Miguel Durão Coelho dos Reis, respetivamente neto, bisneta e trineto. O neto contou na ocasião que havia sido ele que tinha descerrado a placa toponímica alusiva ao avô na cidade de Santarém em 1960.

A família foi acolhida por Isabel Nogueira e pela bibliotecária Ana Teresa Jorge, que em nome da ESAS lhes deram as boas vindas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*