default

Balanço DECIR 2021: menor área ardida dos últimos 20 anos em Torres Novas

Em Região

Foi efetuada esta semana uma reunião de balanço do DECIR 2021 – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais entre o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, e as entidades envolvidas no dispositivo, nomeadamente Serviço Municipal de Proteção Civil, Gabinete Técnico Florestal, Bombeiros Voluntários Torrejanos, GNR e PSP.

Segundo a nota da autarquia, o balanço geral é bastante positivo, tendo-se registado este ano o segundo menor número de ocorrências desde 2001, com apenas 36 incidentes, e a menor área ardida no concelho dos últimos 20 anos: 2,84 hectares. O pior ano desde que há registos foi 2003 com um total de 2023 hectares de área ardida.

Segundo a Câmara, ao longo do ano procedeu-se à beneficiação de estradas no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios numa extensão de 5 031 metros de via e de 28 hectares de faixas de gestão de combustível.

Destaque também para a criação de um nova Unidade de Proteção Civil – Zibreira – que assim se juntou à de Pedrógão, já existente, e para a beneficiação de três pontos de água, igualmente com manutenção das faixas de gestão de combustível em seu redor.

Em 2021 foi também realizado um simulacro no âmbito dos programas nacionais Aldeia Segura e Pessoas Seguras, durante o qual foram avaliados pelas entidades intervenientes aspetos como a segurança das pessoas e edifícios, a resposta de todos os agentes envolvidos e dos meios de socorro, sendo possível testar o plano de emergência e colocar em prática os procedimentos e meios necessários no caso de se registar uma ocorrência real.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Feedback
Ir para Início