Vídeo – Óculos inteligentes, 5G e realidade aumentada fazem a revolução na fábrica da Sumol+Compal em Almeirim

Em Empresas/Vídeos

A NOS e a Sumol+Compal apresentaram a primeira fábrica 5G em Portugal.

Na unidade fabril da Sumol+Compal em Almeirim a rotina parece continuar inalterada. As frutas chegam, são descarregadas e introduzidas na cadeia fabril que a irá transformar em sumos e néctares. Mas no interior da fábrica está em curso uma revolução que coloca a fábrica de Almeirim na vanguarda da indústria 4.0.

As novidades foram apresentadas aos jornalistas numa demonstração da aplicação da quinta geração de telecomunicações móveis (5G) com a utilização de óculos inteligentes e realidade aumentada, através de aplicações que a NOS tem vindo a desenvolver para a Sumol+Compal.

Na apresentação, é simulada uma paragem súbita da máquina de embalamento de pacotes de sumos. De imediato, um técnico coloca uns óculos inteligentes, dotados de câmara de vídeo com ligação à internet através da rede 5G da fábrica, que permitem ao colega da manutenção ver, à distância e em tempo real, o mesmo que o técnico está a ver. Pelo ecrã visível nas lentes dos óculos, o técnico vê as instruções em realidade aumentada, sobre os botões que deve acionar no painel da máquina, com indicações a amarelo. Círculos e setas em realidade aumentada são projetadas nas lentes dos óculos inteligentes, indicando ao técnico o que tem de verificar, que portas abrir e em que peças mexer. Afinal era um tubo desligado que é recolocado no seu lugar.

Processar a informação em tempo real, agir de imediato na correção de avarias ou na manutenção dos equipamentos nas linhas de produção, com acesso a manuais de manutenção e guias interativos em realidade aumentada são algumas das possibilidades que a tecnologia 5G permite colocar à disposição de quem trabalha nos 70.000 m2 da fábrica da Sumol+Compal em Almeirim, onde são processadas anualmente cerca de 25 mil toneladas de fruta.

Desde março que a NOS tem vindo a implementar a rede de 5G na fábrica, que permite conectar todas as linhas e obter informação em tempo real do processo produtivo e, por outro, lado, estão a usar a realidade aumentada e a aplicá-la às operações de manutenção preventiva das máquinas das linhas de enchimento e embalagem tetra pack.

A NOS desenvolveu as aplicações NOS Augmented Worker e NOS Remote Support, que permite à equipa de manutenção no chão de fábrica aumentar a eficiência dos seus processos, facilitando o diagnóstico de problemas e diminuindo o tempo de paragem das máquinas. Soluções que permitem ainda economizar tempo e recursos com a deslocação física de fornecedores de suporte técnico.

As duas aplicações conjugam a utilização de smart glasses e um smartphone 5G no apoio à atividade. A solução NOS Augmented Worker disponibiliza aos técnicos manuais de procedimento, guias interactivos em realidade aumentada, enquanto a solução NOS Remote Support oferece suporte remoto de especialistas através de vídeo com anotações de realidade aumentada em tempo real, só possível com a velocidade do 5G.

A quinta geração de telecomunicações móveis vem acelerar o processo de transformação digital da fábrica da Sumol+Compal, colocando esta unidade na vanguarda da indústria 4.0. Segundo os responsáveis da Sumol+Compal a quinta geração permite aplicações inovadoras que se traduzem em ganhos de eficiência e produtividade da ordem dos 10%.

Esta parceria da Sumol+Compal coma NOS vai prosseguir com a transformação digital da fábrica de Almeirim e de outras 3 unidades do grupo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Empresas

Feedback
Ir para Início