Escola Ginestal Machado sem aulas presenciais!… (podcast)

Em Opinião/Podcasts Mais Ribatejo

A Escola Ginestal Machado vai mais uma vez estar em regime de ensino à distância por um período previsto de duas semanas. À exceção dos cursos profissionais e dos 8.º e 9.º anos de escolaridade, os alunos vão voltar a ficar em casa!
Estão a pensar que houve um surto de Covid na Escola?! Não, nada disso! O que acontece é que as obras de remoção do fibrocimento, que deviam ter sido iniciadas no começo das férias de verão e que já deviam estar concluídas, mal estão começadas, mas os telhados estão desprotegidos e o edifício à mercê das chuvas que agora se começaram a fazer sentir. Claro que a intensidade destas nos últimos dias levou a que as inundações fossem diárias em metade do edifício da escola e a que muitos danos se verificassem. Cerca de 200.000 €, só…
Ao que é sabido, o motivo para todo este atraso terá sido o não cumprimento por parte do empreiteiro – Empribuild, terá alegadamente havido falha na entrega de material.
Mas será que a Câmara Municipal de Santarém está condenada a que todas as suas obras tenham problemas de incumprimentos por parte dos empreiteiros?! É que quando as mesmas situações se repetem sucessivamente, temos de desconfiar de quais serão os reais e efetivos motivos…
No passado dia 29 (sexta-feira) terá havido uma reunião da Direção do Agrupamento com os técnicos responsáveis pela obra, responsáveis da Autarquia, responsáveis da empresa construtora e alguns representantes dos encarregados de educação e das Associações de Pais. A Direção do Agrupamento voltou a reunir no dia 31 (domingo) com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Câmara Municipal de Santarém e empresa construtora. Destas reuniões terá resultado a prevista retomada das obras para o dia 2 (terça-feira).
Mas quem pode acreditar que uma obra que não se iniciou no verão e em que não foi aproveitado o bom tempo que temos tido neste outono, vai agora avançar significativamente em poucos dias, permitindo que dentro de 15 dias os alunos voltem a ter aulas presenciais?!
Entretanto, por iniciativa de pais e encarregados de educação, decorre entre os dias 2 e 5 a subscrição de um abaixo-assinado dirigido ao presidente da Câmara Municipal de Santarém que pugna pela resolução rápida desta questão. Apesar de o texto ser menos imperativo do que o que a gravidade da situação imporia, é uma iniciativa importante, de louvar e absolutamente necessária. Pode ser que esta pressão ajude quem tem agir a decidir-se mesmo a fazê-lo!

Francisco Mendes

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Opinião

Duelo de fogo

Certamente, alguns leitores recordam-se do filme de cowboys Duelo de Fogo, uma…

Feedback
Ir para Início