Associação Portuguesa de Educação Ambiental que por alunos e professores a medir qualidade do ar (vídeo)

Em Ambiente/Educação/Vídeos

Andreia Coelho, da Associação Portuguesa de Educação Ambiental, fala-nos do projeto MAPeAR que pretende levar alunos e professores a medir qualidade do ar. O projeto pretende criar uma Rede Educativa de mapeamento colaborativo da qualidade do ar ambiente” coordenado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), e financiado pelo Fundo Ambiental.

O MAPeAR prevê a realização de atividades de consolidação e aquisição de conhecimentos dentro desta temática, formando professores, alunos e agentes educativos. O projeto promove a literacia socioambiental na comunidade escolar, sobre os impactos da qualidade do ar.

O MAPeAR tem a missão de atuar nas áreas da promoção da qualidade do ar ambiente, na investigação cidadã de boas práticas e medidas para mitigar os impactes no ambiente e saúde, e no aumento da consciência ambiental para a sustentabilidade nesta área, recorrendo à colaboração entre agentes de Educação Ambiental, comunidades educativas e locais, associações locais, órgãos públicos do poder local e regional, para atingir um maior número de comunidades, alunos, docentes e cidadãos.

As ações de concretização do projeto irão centrar-se em 4 grandes grupos: Capacitação dos professores coordenadores e monitores da Rede MAPeAR; Campanha de monitorização fixa e móvel de PM10 e PM2,5; Democracia participativa e políticas públicas locais em qualidade do ar ambiente; Comunicação e disseminação da rede MAPeAR.

A participação na formação é gratuita e está aberta a todos os professores. Inscrições ou mais informações no site da ASPEA em www.aspea.org.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ambiente

Feedback
Ir para Início