Rede das Universidades da Terceira Idade inaugura centro Digital em Almeirim e retoma atividades presenciais (vídeo)

Em Sociedade/Vídeos

Almeirim acolheu a Reunião Magna Anual das universidades e Academias Seniores portuguesas. Nesta reunião magna das Universidades da Terceira Idade debateram-se os efeitos da pandemia nas universidades seniores e foi apresentado o plano de atividades para 2021.

Neste congresso, o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, recordou o tempo em que foi professor da universidade da terceira idade de Almeirim. O autarca falou da importância das atividades destas universidades seniores para o bem-estar da população. Em entrevista ao Mais Ribatejo, Luís Jacob, presidente da RUTIS – Rede das universidades da Terceira Idade, fala-nos dos planos para o regresso em força das atividades presenciais.

No âmbito deste congresso, a RUTIS – Rede das universidades da terceira Idade inaugurou em Almeirim o 1.º Centro Digital, no âmbito do projecto EUSOUDIGITAL, que visa dar as qualificações mínimas de literacia digital às pessoas que não as possuem.

O centro que irá funcionar na sede da RUTIS em Almeirim foi inaugurado pelo director do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, Renato Bento, pela coordenadora do projecto EUSOUDIGITAL,  pelo Diretor da Banca Digital da Caixa Geral de Depósitos, Victor Ferreira e pelo Coordenador do Pilar 1 da Portugal Digital, Bernardo Sousa. No dia da inauguração, 15 de outubro, deu-se a capacitação das seis  primeiras pessoas através dos mentores voluntários da Escola Superior de Educação de Santarém e assinou-se o protocolo  entre a RUTIS e o EUSOUDIGITAL para a criação de diversos centros digitais pelas universidades seniores portuguesas (US).

No mesmo dia realizou-se a XV Reunião Magna Anual das Universidades e Academias Seniores Portuguesas que juntou presencialmente 55 dirigentes das Universidades Seniores e mais 72 online.

Neste encontro foram apresentados os diversos programas Erasmus em que a RUTIS participa, debateram-se os efeitos da pandemia nas Universidades Séniores e foi apresentado o plano de atividades para 2021/22.

Luís Jacob, presidente executivo da RUTIS, afirma ao Mais Ribatejo que o plano de atividades para o próximo ano dá destaque ao reinicio das atividades presenciais habituais e à continuação das atividades online, modelo este que não chegando a todos os alunos (em média 67% dos alunos não participou neste tipo de aprendizagem/convívio), aos que chegou (33%) teve um efeito muito positivo no combate ao isolamento durante a pandemia. Apenas 8% dos alunos inquiridos indicou que as aulas online não tiveram efeitos positivos no seu confinamento.

O encontro em Almeirim contou com a presença da secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes e foi entregue o prémio RUTIS 2021 à CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, entidade representativa em Portugal do voluntariado na pessoa do seu presidente Eduardo Graça.

 No âmbito da semana europeia de desporto em Setembro a RUTIS organizou as II Caminhadas Seniores, no dia 28 de Setembro,que juntaram  38 Universidades Seniores, 869 pessoas num total de 4.907 km percorridos. Os resultados totais podem ser consultados em  http://desportosenior.pt/ii-caminhada-europeia-das

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Sociedade

Feedback
Ir para Início