O elogio sem memória (podcast)

Em Opinião/Podcasts Mais Ribatejo

A visita de António Costa à Sumol-Compal é um elogio à ausência de memória na política e à hipocrisia governativa!

O primeiro-ministro visitou, esta sexta-feira, ao grupo que em novembro de 2020 fez um despedimento coletivo de 80 trabalhadores.

Mais, “a empresa já tinha recorrido ao “lay off simplificado logo no início da crise sanitária, abrangendo uma parte significativa dos funcionários, tendo prolongado este regime durante os meses seguintes. Ou seja, o despedimento de 80 trabalhadores e trabalhadoras ocorre depois da empresa ter beneficiado, durante vários meses, dos apoios públicos para a manutenção dos postos de trabalho”.

Recordo que em 17 de novembro de 2020 a deputada Isabel Pires, do Bloco de Esquerda, questionou por escrito o Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social interrogando “como pretende atuar para travar o despedimento coletivo e assegurar os direitos destes trabalhadores e destas trabalhadoras”, conforme pode ser lido no site do parlamento aqui.

Na memória governamental não cabe a atitude séria e solidária que deveria ter consequência após ter o Ministério ter respondido que a situação estava sinalizada e acompanhada pela ACT como se comprova aqui.

Como refere o sítio do governo “António Costa elogiou o exemplo de investimento efetuado em Almeirim, referindo que como vimos nesta visita, a chave da modernização está na inovação e a base da inovação assenta na produção de conhecimento.

Mas não há inovação e conhecimento sem seres humanos!

A notícia emitida pelo governo à imprensa não dá conta dos resultados da sinalização e acompanhamento nem se mostrou preocupação dos trabalhadores despedidos, nem pelos que sofreram lay-off!

Vale a pena, a todos nós, termos a vida humana na memória. A espuma das notícias governativas são o elogio à ausência de memória na política e à hipocrisia do poder!

Vítor Franco

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Opinião

Duelo de fogo

Certamente, alguns leitores recordam-se do filme de cowboys Duelo de Fogo, uma…

Feedback
Ir para Início