Biblioteca Municipal lança projeto Almonda = Al Mundo, um rio à nossa volta

Em Ambiente/Ribatejo Cool

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes vai lançar um programa de atividades direcionadas às famílias e à comunidade escolar em torno da estreita ligação da Biblioteca com o rio Almonda, que vem de uma relação de vizinhança que já conta com 13 anos.

A propósito da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que norteiam o trabalho das bibliotecas públicas, a BMGPL apresenta este projeto em que o rio Almonda é o tema principal: a rota, a biodiversidade, as espécies que o habitam e a relação com as populações ribeirinhas.

Ao longo do ano letivo de 2021-2022 este projeto vai-se manifestando em iniciativas, quer junto dos utilizadores e da sociedade civil, quer na programação do SABE (Serviço de Apoio a Bibliotecas Escolares). Em outubro começam as primeiras atividades.

Na sinopse do projeto pode ler-se: «Estamos na margem direita do rio, a dois passos da corrente. Sentimos-lhe o pulso. Se seca ou se abunda. Se sossega ou se revolta. Ou se o poluidor alheio lhe mancha as águas e lhes mata os peixes.

No presente ano presta-se homenagem ao rio Almonda partilhando este privilégio de vizinhança, e de conhecimento, com toda a comunidade. E brinca com a palavra Almonda, sugerindo Al “mundo”: planeta, universo e vida, mas também limpeza, asseio e ordem. Como uma biblioteca, afinal, onde, por muitas estantes que haja, é rápido e fácil chegar à informação e fazer dela bom uso, porque está devidamente tratada e organizada.»

Para outubro estão agendadas as seguintes atividades:

16 de outubro, sábado, 10h30

Oficina Animais do rio Almonda com André Letria e Feira do Livro de autor (editora Pato Lógico)

Vamos fazer espécies aquáticas aproveitando materiais reutilizáveis Barbos, ruivacos, esgana-gatas, enguias, sapos ou outras espécies de que nunca ouvimos falar, todas cabem no rio Almonda e nesta oficina.

Local: Biblioteca Municipal Público-alvo: público em geral & crianças & famílias (iniciativa de entrada livre, mas sujeita à inscrição prévia obrigatória a partir do número 249 810 310 ou do email biblioteca@cm-torresnovas.pt)

23 de outubro, sábado, 11h00

Torres Novas, uma cidade com memórias p’la equipa da Biblioteca Municipal

Recorrendo a um jogo gigante “À descoberta de Torre Novas” colocam-se questões relacionadas com o passado local, com o património histórico, cultural e natural do concelho, de modo a partilharem as suas vivências, num divertido jogo em que os participantes são os próprios peões.

Local: Jardim das rosas Público-alvo: público em geral & crianças & famílias (iniciativa de entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia obrigatória a partir do número 249 810 310 ou do email biblioteca@cm-torresnovas.pt).

29 de outubro, 6ª feira, 11h00

Apresentação pública do projeto

Colocação da tela inaugural do projeto ilustrada pelo artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho.

Apresentação do Concurso de ilustração para cartazes sob o tema espécies nativas versus espécies invasoras do rio Almonda.

Lançamento e apresentação do livro Os Esgana-gata e outras 900 espécies do Almonda de Jorge Salgado Simões e Alexandra Sirgado, edição do Município de Torres Novas.

Espetáculo ao ar livre Mostrengos do rio pela Companhia de Teatro e marionetas de Mandrágora

Local: Jardim das rosas e Biblioteca Municipal Público-alvo: público em geral e estabelecimentos escolares

30 de outubro, sábado, 11h00

Espetáculo ao ar livre Mostrengos do rio p’la Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora

Local: Jardim das rosas Público-alvo: público em geral & crianças & famílias

30 de outubro, sábado, 15h30

Oficina de ilustração Os mostrengos do rio p´la equipa da Biblioteca

Combinando, distintamente, metades das diversas espécies da bacia do Almonda formam-se novas espécies e, a partir das sílabas de cada uma, atribuem-se nomes que, no nosso imaginário, irão habitar a bacia do Almonda e enriquecer a sua biodiversidade.

Local: Biblioteca Municipal Público-alvo: crianças & famílias (iniciativa de entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia obrigatória a partir do número 249 810 310 ou do email biblioteca@cm-torresnovas.pt).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ambiente

Ir para Início