Rota Templária Europeia promove conferências evocativas de Gualdim Pais em Tomar

Em Ribatejo Cool

O Comité Científico português da TREF – Rota Templária Europeia promove, sábado, em Tomar, um conjunto de conferências evocativas do 13 de outubro e de Gualdim Pais.

Foi nesta data que, em 1195, faleceu o fundador do Castelo de Tomar, e também, em 1307, o rei de França mandou prender todos os cavaleiros templários.

A iniciativa tem lugar a partir das 14 horas, com a exposição de algumas das obras sobre Ordens Militares existentes nos Reservados da Biblioteca Municipal de Tomar (pesquisa de António Carlos Godinho).

Às 14h30, Miguel Gomes Martins falará sobre “O cerco de Tomar e o papel de Lisboa em 1190”. Às 15h00, Álvaro Barbosa aborda “A Arquitectura Templária de Tomar. Nascimento e Devir”. Pelas 15h30 é a vez de Ernesto Jana se debruçar sobre “O fim da Ordem do Templo e o alvor da Ordem de Cristo”.

Às 16h00, António Carlos Godinho dala acerca do tema “061.236 – Pesquisa, recuperação e seleção de informação em catálogos online e repositórios institucionais”. Pelas 16h30, Carlos Trincão aborda “A divulgação da história de Tomar e dos templários para os mais jovens”

Pelas 18 horas, na Casa Vieira Guimarães, decorrerá ainda uma atividade complementar, com a inauguração da exposição de pintura “As cores da Ordem”, de Carla Palhinha, com contextualização de Joaquim Nunes, numa organização da Templ’Anima.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Feedback
Ir para Início