OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Airbnb com mais turismo doméstico – Santarém, Coimbra, Beja, Braga e Setúbal os destinos mais procurados

Em Empresas

A ‘nova normalidade’ das viagens em Portugal na Airbnb tem mais turismo doméstico, estadias longas, em família e com atenção à limpeza, refere um estudo da Airbnb.

Em pleno processo de desconfinamento e com o verão à vista, os portugueses voltam a pensar em viajar e já começaram a procurar destinos que se adequam à realidade atual, segundo um estudo realizado pela plataforma Airbnb.

Ainda que ninguém possa saber o alcance do impacto da Covid-19, as pessoas continuam a desejar descobrir novos lugares e a plataforma Airbnb adapta-se ao contexto mais imediato, no qual as viagens serão domésticas (dentro do mesmo país) ou de proximidade (na mesma região), mais prolongadas (com a possibilidade de fazer teletrabalho a partir do alojamento) e de caráter familiar. Para a escolha serão fundamentais os atributos de localização (proximidade e acessibilidade), a flexibilidade na reserva (política de cancelamento), a privacidade e as características do espaço (piscina, jardim, apto para animais de estimação) e os padrões de higiene e limpeza.

Vontade de viajar: O que procuram os portugueses este verão?*

Perante a evolução favorável da pandemia, os portugueses já procuram inspiração para viajar, e inclinam-se de forma clara para as viagens domésticas e de duração superior a uma semana:

  1. Inspiração:
    A 10 de maio, o número de vezes que os utilizadores guardaram anúncios de alojamentos na Airbnb em listas de desejos (whislists) aumentou 430% face a meados de março precisamente antes do confinamento.
  2. Mais do que nunca, destinos domésticos:
    1. 64% das pesquisas com destino a Portugal a meio de maio, a partir de qualquer parte do mundo, provinha dos próprios portugueses, quando há três meses estes apenas representavam 16%.
    2. As visitas a destinos de Portugal realizadas a partir de Portugal alcançaram um máximo dos últimos três meses a 10 de maio, após crescerem 250% face ao mesmo dia do ano anterior.
  3. Estadias mais longas:
    1. Também nessa data (10 de maio) as visitas a destinos portugueses para estadias de entre uma a quatro semanas alcançaram o máximo do trimestre após multiplicar-se por três em comparação com o mesmo dia do ano anterior.
  4. Privacidade e equipamentos para famílias: ar livre, com piscina e admite animais domésticos:
    1. O total de pesquisas de casas em Portugal por parte de portugueses com pelo menos um filho multiplicou-se por 2,5 vezes em três meses.
    2. As pesquisas totais diárias de alojamentos inteiros estão, a meio de maio, 73% acima das que se realizavam há três meses: Assim, as pesquisas de alojamentos catalogados em Portugal como Casa, Cottage, Villa, Cabin, Bungalow ou Chalet lideram as listas de tipologia de alojamentos.
    3. Entre as características mais procuradas pelos portugueses na Airbnb em maio destacam-se as piscinas com 30%, um indicador da importância que os utilizadores da Airbnb atribuem a este equipamento, ou a possibilidade de admitir animais de estimação (18%). Em Portugal, em 2019, 31% dos anúncios descreviam ter uma piscina, 13% asseguravam estar em frente ao mar e 23% tinham jardim.

E para onde querem viajar os portugueses?*

Destinos tendência para agora

Os destinos mais solicitados nas pesquisas a 16 de maio estão nas zonas de:
– Santarém
– Coimbra
– Beja
– Braga
– Setúbal

Para os meses de verão
As pesquisas para datas entre 15 de julho e 15 de setembro destacam os seguintes destinos:
– Algarve
– Setúbal
– Braga

A importância do turismo doméstico na Airbnb**

Embora o interesse pelas viagens de proximidade este ano resulte diretamente do contexto da pandemia Covid-19, a importância crescente do turismo doméstico já se podia observar no ano passado. Assim, em 2019 na Airbnb:

  • 47% dos portugueses que reservaram alojamento na plataforma escolheu um destino em Portugal. Este grupo, Portugueses que viajam dentro de Portugal com a Airbnb, foi até maior que o dos viajantes oriundos de Espanha, um dos principais mercados internacionais.
  • A nível global, em 2019, as reservas denominadas hiper-locais (num raio de 80 km) em toda a plataforma Airbnb cresceram 56%** e o total de noites em viagens domésticas (dentro dos países) representou mais de 50% do total de noites**.
  • Em conjunto, o turismo doméstico em 2019** em Portugal cresceu a um ritmo quase duas vezes superior (+28%) ao das chegadas totais de viajantes ao país (+16%) com a Airbnb.


Chaves para os anfitriões: descrição do anúncio, trabalho e lazer, limpeza, flexibilidade

Apesar da paralisação dos últimos meses, os anfitriões na Airbnb continuam comprometidos em partilhar as suas casas. Num inquérito recente1, 92% dos anfitriões em todo o mundo responderam que planeiam hospedar com tanta frequência como antes, ou mesmo mais, logo que a pandemia tenha terminado. Tendo em conta o contexto atual:

●    É mais importante do que nunca realizar uma boa descrição do anúncio, destacando atributos como o jardim, a piscina, se dispõe de uma zona para trabalhar ou se é adequado para crianças.

●     Também será importante destacar as rotinas de limpeza:

o Novos padrões de limpeza: Airbnb anunciou recentemente um Programa de Limpeza Avançada, a que os anfitriões podem aderir.

●    Face à incerteza da Covid-19, a política de cancelamento é um fator chave no qual muitos utilizadores se fixam antes de se decidir por uma reserva. Em Portugal, quase 50% dos anúncios têm política de cancelamento flexível ou moderada2 (que permitem o cancelamento gratuito até 14 dias antes da chegada).

Metodologia:

* Baseado em dados internos da Airbnb que medem o número de pesquisas e/ou visitas à web realizadas para viagens a Portugal entre 16 de fevereiro e 16 de maio de 2019.

** Baseado em dados internos de atividade da Airbnb em 2019

A Airbnb

A Airbnb é um dos maiores mercados do mundo de espaços únicos e autênticos para ficar e coisas para fazer, oferecendo mais de 7 milhões de alojamentos e 40 000 atividades criadas a dedo, todas desenvolvidas por anfitriões locais.

A Airbnb é considerado um motor de fortalecimento económico que já ajudou milhões de empreendedores de hospitalidade a rentabilizar os seus espaços e paixões, mantendo os benefícios financeiros do turismo nas suas próprias comunidades. Com mais de 500 milhões de chegadas de hóspedes até à data e disponível em 62 idiomas em 220 países e regiões, a Airbnb promove a ligação interpessoal, a comunidade e a confiança em todo o mundo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Empresas

Feedback
Ir para Início